Wright
Frank Lloyd Wright (1867-1959) foi um arquiteto, urbanista,
escritor. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser
individual, de acordo com sua localização e finalidade (organicismo). No início
de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha céus
da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos
quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da
arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos
mais importantes do século XX. (Wikipedia.pt).
- Os projetos residenciais realizados por
Wright entre 1900 e 1917 são conhecidos como Prairie Houses, casas-pradaria
ou estilo pradaria, assim denominadas porque sua conformação é
considerada complementar à paisagem ao redor. Estas casas eram estruturas
horizontalizadas, baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa,
saliências e terraços, utilizando-se materiais rústicos. Aparentemente estas
casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou
seja a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões
internas. (Wikipedia.pt).
- O surgimento definitivo do Estilo pradaria
coincidiu com a maturidade teórica de Wright, que se manifesta na sua
conferencia de 1901 “The Art and Craft of the Machine” onde ele concluia que a
máquina podia ser utilizada inteligentemente, de acordo com suas proprias leis,
como agente de abstração e purificação - processo pelos quais a arquitetura
poderia se redimir dos danos da industrialização (Frampton).
- Wright montava cuidadosamente um ateliê de
técnicos e artistas-artesãos para projetar e realizar sua visão de uma obra de
arquitetura. Essa equipe incluia engenheiro, paisagista, ebanista (marceneiro),
vitralista, mosaísta, tecelão e escultores. (Frampton). Tal como nos anos
primitivos da Bauhaus, a sua casa se configurava numa Gesamtkunstwerk (obra
de arte total).
- Fazia parte da construção wrightiana a
inserção de elementos de uma arquitetura tradicional, com seus aspectos
simbólicos e a sua relevância plástica em termos de composição fachadística: a chaminé
e a lareira com a sua significância de foyer (coração da casa); a bay-window; a
porte cochère...
- A estética dessas casas é fortemente marcada
pela horizontalidade dos telhados interrompida vigorosamente pela verticalidade
das esquadrias dos vãos. O material de construção, sempre exibido aparente: o
tijolo, a pedra, a madeira, a areia da argamassa, indica também, muitas vezes,
ser de origem local, o que o faz compartilhar textura e cor com a paisagem do
entorno, tal como na arquitetura vernácula. Isso é válido em especial para as
suas casas no deserto (Arizona).
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