Wright


Frank Lloyd Wright (1867-1959) foi um arquiteto, urbanista, escritor. Um dos conceitos centrais em sua obra é o de que o projeto deve ser individual, de acordo com sua localização e finalidade (organicismo). No início de sua carreira, trabalhou com Louis Sullivan, um dos pioneiros em arranha céus da Escola de Chicago. Responsável por mais de mil projetos, dos quais mais de quinhentos construídos, Wright influenciou os rumos da arquitetura moderna com suas ideias e obras e é considerado um dos arquitetos mais importantes do século XX. (Wikipedia.pt).

- Os projetos residenciais realizados por Wright entre 1900 e 1917 são conhecidos como Prairie Houses, casas-pradaria ou estilo pradaria, assim denominadas porque sua conformação é considerada complementar à paisagem ao redor. Estas casas eram estruturas horizontalizadas, baixas, com telhados inclinados, silhueta simples e limpa, saliências e terraços, utilizando-se materiais rústicos. Aparentemente estas casas são as primeiras a apresentarem o sistema de planta aberta, ou seja a estrutura é livre das paredes, permitindo múltiplas opções de divisões internas. (Wikipedia.pt).



- O surgimento definitivo do Estilo pradaria coincidiu com a maturidade teórica de Wright, que se manifesta na sua conferencia de 1901 “The Art and Craft of the Machine” onde ele concluia que a máquina podia ser utilizada inteligentemente, de acordo com suas proprias leis, como agente de abstração e purificação - processo pelos quais a arquitetura poderia se redimir dos danos da industrialização (Frampton).

- Wright montava cuidadosamente um ateliê de técnicos e artistas-artesãos para projetar e realizar sua visão de uma obra de arquitetura. Essa equipe incluia engenheiro, paisagista, ebanista (marceneiro), vitralista, mosaísta, tecelão e escultores. (Frampton). Tal como nos anos primitivos da Bauhaus, a sua casa se configurava numa Gesamtkunstwerk (obra de arte total).

- Fazia parte da construção wrightiana a inserção de elementos de uma arquitetura tradicional, com seus aspectos simbólicos e a sua relevância plástica em termos de composição fachadística: a chaminé e a lareira com a sua significância de foyer (coração da casa); a bay-window; a porte cochère...   



- A estética dessas casas é fortemente marcada pela horizontalidade dos telhados interrompida vigorosamente pela verticalidade das esquadrias dos vãos. O material de construção, sempre exibido aparente: o tijolo, a pedra, a madeira, a areia da argamassa, indica também, muitas vezes, ser de origem local, o que o faz compartilhar textura e cor com a paisagem do entorno, tal como na arquitetura vernácula. Isso é válido em especial para as suas casas no deserto (Arizona).  




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