Le Corbusier e os CIAMs


- A criação dos CIAM (Congrés Internationaux d’Architecture Moderne) pode ser considerada como o marco inicial do período “acadêmico” do Movimento Moderno, sucedendo o período de vanguarda, ou período heróico. Em La Sarraz, Suíça, aconteceu a primeira reunião, em 1928. O objetivo, exposto por Le Corbusier era …dar à arquitetura um sentido real, social e econômico… e estabelecer os limites dos seus estudos. Na verdade, Le Corbusier e Gropius, após os insucessos do movimento que criaram nos concursos internacionais, sobretudo aquele da Sociedade das Nações, em Genebra, 1927, sentiram a necessidade de um fórum internacional de debates que os fortalecesse pela união. (Colin). 

- Entre a declaração de La Sarraz de 1928 (1º CIAM) e a ultima conferência, realizada em Dubrovnik 1956, os CIAM passaram por 3 etapas de desenvolvimento, de acordo com Frampton.

- A primeira fase, que foi de 1928 a 1933, foi dominada pelos arquitetos da Neue Sachlichkeit (Nova Objetividade) de língua alemã, que tinham quase todos tendencias socialistas.  Esses Congressos voltaram-se num primeiro momento (Frankfurt, 1929) para os problemas dos padrões minimos de vida digna para uma habitação, e em seguida (Bruxelas, 1930), para as questões da altura ideal da edificação e dos espaços entre os blocos, tendo em vista o uso mais eficiente tanto da terra quanto do material construtivo (Frampton).

- O surgimento da Nova Objetividade (oriunda da Holanda) na Alemanha, foi inseparável do intensivo programa habitacional da República de Weimar. Apesar das divergencias das personalidades envolvidas, tais como Peter Behrens, Gropius, Ludwig Hilberseimer, Scharoun, Mies Van Der Rohe e os irmãos Taut, essa modalidade objetiva de expressão foi mais ou menos coletivamente adotada na Weissenhofsiedlung, organizada pela Deutsche Werkbund em Stuttgart, 1927 (Frampton).

- As 15 mil unidades habitacionais construídas em Frankfurt concluídas sobre a direção de Ernst May, número impressionante, dificilmente teria sido atingido sem a insistência de May na eficiência e economia, tanto do projeto quanto da construção. Uma abordagem assim objetiva, levou inevitavelmente à formulação de espaços padrão do “mínimo para a existência”, que se tornou o polêmico tema do Congresso de 1929 (Frampton).  

- A segunda fase dos CIAMs, de 1933 a 47, foi dominada pela personalidade de Le Corbusier, que deliberadamente alterou a enfase até então predominante, fazendo-a incidir doravante sobre o planejamento urbano. O CIAM IV, de 1933, foi sem sombra de dúvida o congresso mais abrangente do ponto de vista urbanístico, em virtude de sua análise comparativa de 34 cidades européias, propiciando a elaboração da Carta de Atenas (Frampton).

- A terceira fase dos CIAMs, de 1947 a 56 (que foge ao período aqui a ser estudado), de acordo com Frampton foi dominada pelo idealismo liberal que triunfou completamente sobre o materialismo do período anterior. Vai recusar o racionalismo da ‘cidade funcional’ e introduzir os conceitos de lugar, de pertencimento etc


Charles-Édouard Jeanneret-Gris, (Le Corbusier) (1887-1965).

- A partir de 1917, ele vive em Paris e funda na rue d'Astorg um primeiro estúdio de arquitetura, registrado na junta administrativa sob o nome de empresa industrial e de pesquisa.

- Auguste Perret o apresenta a Amédée Ozenfant, que o inicia na pintura a óleo. Juntos, eles lançam as bases em 1918 do purismo, um movimento artístico propondo um retorno à ordem, oposto aos excessos da arte antes da deflagração da 1ª guerra mundial, em particular estigmatizando o cubismo mas também os excessos futuristas. Uma proposiç movimento fortemente


 
- Em 1922, com a a chegada em Paris de seu primo, o jovem arquiteto Pierre Jeanneret permite-lhe encontrar um parceiro sólido para reavivar sua atividade como arquiteto, tendo seus negócios na rue d'Astorg ido à falência no ano anterior. Os dois primos suíços montam o seu escritório conjunto no primeiro andar de um longo corredor de 50 metros, subtraídos da parte superior de um antigo e vasto claustro de um convento jesuíta. Para tornar sua agência conhecida, Charles-Édouard publica Vers une Architecture, uma seleção de textos sobre arquitetura assinada por Le Corbusier, publicada na revista purista L'Esprit nouveau. O livro anti-acadêmico, criticamente  feroz contra a decoração degradante e as cinco ordens da arquitetura pontificadora, é um sucesso editorial.

- Le Corbusier deixou trabalhos fundamentais em planejamento e design urbano. Ele é conhecido por ser o inventor da "unidade habitacional", um conceito sobre o qual ele começou a trabalhar ainda na década de 1920, expressão de uma reflexão teórica sobre a habitação coletiva. "A unidade habitacional de tamanho conforme" (nome dado por Le Corbusier) só será construída no momento da reconstrução após a Segunda Guerra Mundial, em cinco exemplares diferentes, em Marselha, Briey-en-Forêt, Rezé , Firminy e Berlim. Ela será vista como a ideia que solucionará os problemas de habitação após a guerra de uma Europa destruída. Seu projeto prevê no mesmo edifício todas as facilidades coletivas necessárias para a vida - creche, lavanderia, piscina, escola, lojas, biblioteca, locais de encontro.





- Após a exposição da Werkbund em Stuttgart, ele vai formular cinco princípios que são o resumo sistemático das idéias arquitetônicas estipuladas a partir desta exposição:
1. Os pilotis: chão é transformado em um espaço livre dedicado à circulação, suprime-se a umidade, o jardim atravessa por debaixo do edifício;
2. O terraço jardim, renúncia ao telhado tradicional em declive, este piso se torna acessível e serve de jardim, de solário, de piscina, para atividades desportivas etc.;
3. O plano livre (a supressão das paredes portantes possibilitada pelas estrutura independente feitas de aço ou de concreto armado;
4. Janela corrida permitindo a entrada da luz e do sol;
5. Fachada livre, ambas possibilitadas pela estrutura independente.








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